Medo de falar em público?

Medo de falar em público?

O famoso “medo da platéia” não é apenas a herança daqueles que sobem ao palco. Há muitas circunstâncias em que nos vemos diante de algum tipo de audiência. E quando surge este momento, muitas vezes acontece de tremermos, ficarmos vermelhos e até gaguejarmos.

Mas isso é mais comum do que pensamos! Pelo menos cerca de 25% da população sofre do problema.
Então se você é professor, aluno, ou tem que apresentar um projeto, pode ter alguns sintomas constrangedores na hora de transmitir uma mensagem para os espectadores. Exceto em casos específicos, não se trata de um distúrbio psicológico, mas um obstáculo de comunicação que deve ser entendido para ser tratado.

Tal medo pode apresentar sintomas físicos típicos como palpitações, tremores, transpiração excessiva nas mãos, testa e axilas, desconforto gastrointestinal, tensão muscular e até vermelhidão da pele.

As principais causas do medo de falar em público podem vir de tendência genética ou mesmo ansiedade. Ainda podem ter origem em uma educação familiar rigorosa que limitou a capacidade de expressão ou decorrido de situações desastrosas quando foi necessário falar na frente dos outros.

O medo de enfrentar uma audiência causa uma má comunicação, mesmo quando as condições do local ou a preparação do apresentador forem adequadas. Porém essa fobia, quando não for de causas patológicas, pode ser utilizada para melhorar a apresentação. Uma certa ansiedade e inquietação transmitem maior paixão e energia ao discurso, e faz com que narrador pareça mais interessado no assunto a ser debatido.

Como superar esse medo e se comunicar melhor?

Embora o medo de falar em público possa causar sudorese excessiva, vermelhidão no rosto, tremores, palpitações, gagueira e outras coisas, você deve ter certeza de que é possível superá-lo. Veja alguns passos básicos que você pode tomar para vencer essa situação.

1 Pesquise bastante sobre o tema da exposição;

2 Prepare um discurso alinhado, com introdução, desenvolvimento e conclusão;

3 Ensaiar é excelente para dominar seu assunto. Realize em casa sua exposição várias vezes antes de se apresentar, isso ajudará ganhar confiança em si mesmo. Pratique em voz alta e como se estivesse diante do público. Gravar em vídeo ou áudio enquanto pratica pode ser muito útil;

4 Olhe seu público nos olhos antes de falar e durante a apresentação;

5 Use uma linguagem clara e compreensível, porém não muito informal;

6 Não se preocupe com o comportamento do público. Se alguém sai, começa a falar ou a bocejar, não é culpa sua e nem o fim do mundo! Nós não podemos controlar se uma pessoa teve uma noite ruim ou está com o pensamento em outras coisas;

7 Respire! Fazer pausas curtas para respirar profundamente é uma das formas mais eficazes de acalmar a ansiedade e o medo de falar em público.

8 Fale devagar, mas com entusiasmo, vocalizando bem cada palavra.

9 Use recursos audiovisuais. Os slides de PowerPoint, por exemplo, serão um bom suporte para fazer sua apresentação e servirão como um guia para evitar que você tenha algum “branco”;

10 Quando possível, use o bom humor. Isso relaxa o clima e aumenta o interesse do público. Mas tenha bom senso: não seja exagerado ou faça esforço para ser engraçado;

11 Sorria de vez em quando e mantenha uma postura corporal relaxada e confiante.

Acima de tudo, você deve ser determinado. Não será fácil, e pode demorar um pouco. Sentir medo é normal e absolutamente humano, mas aplicando estes passos, a experiência de falar em público não será mais um pesadelo, mas sim um prazer.

Redes Sociais:
Facebook
Facebook
Instagram