O que seria da vida sem os amigos?

O que seria da vida sem os amigos?

Como todas as relações humanas, a amizade é também um vínculo ambivalente. Nós queremos bem aos nossos amigos e a recíproca é verdadeira.

Quando chegamos à vida adulta, sabemos que existem diferentes tipos de amigos. Há aqueles que estão mais próximos, enquanto outros dependem mais das circunstâncias. Aprendemos a desfrutar de amizade e diferentes tipos de amigos, com toda a sua grandeza e todas as suas limitações. Todos eles contribuem para nós, cada um a seu modo. O importante é entender isso. Tipos de amigos podem ser diferenciados, confira as características de cada um deles!

1. Amigos históricos

Amigos históricos são aqueles que por uma razão ou outra permanecem em nossas vidas em diferentes idades. Eles não são necessariamente os mais próximos, mas resistem ao tempo. Essas são as pessoas que costumamos conhecer no bairro durante a infância, na escola ou na universidade. Nós criamos com eles uma ligação estreita, que então um dia perde forças, mas nunca desaparece.

Com esse tipo de amigos nos encontramos de vez em quando. Demora cinco minutos para nós percebemos que o elo permanece intacto. Mesmo assim, depois do encontro cada um segue seu caminho, até acontecer o próximo. Este tipo de amizade é uma referência. Um suporte em nossa identidade.

2. Amigos conselheiros

Os amigos conselheiros são aqueles em que os elos contam com um sentimento parental envolvido. É uma ligação entre alguém que protege e outro que busca proteção. Um dos dois atua como conselheiro e guia para o outro. E por alguma razão, ele sabe como fazer isso.

Também se encaixam aqui os colegas e amigos no trabalho. Eles são os cúmplices perfeitos, leais às causas coletivas. Geralmente se reúnem em momentos difíceis e depois se afastam sem problema, até que uma nova dificuldade apareça.

3. Amigos de conveniência

Com esse tipo de amigos, temos, acima de tudo, um relacionamento utilitário. No entanto, o elo não é reduzido a isso. Há um carinho autêntico, mas com limites muito precisos. Eles são o tipo de amizade que se forja em torno de um interesse comum ou uma troca de favores.

Amigos de conveniência podem ser, por exemplo, um médico ou um advogado. Aqueles que procuramos quando temos problemas relacionados ao campo deles. Neste tipo de amizade há um pacto implícito de solidariedade que quase sempre é respeitado. O que une é um benefício mútuo.

4. Amigos de diferentes gerações

Esse tipo de amizade é muito especial. Ocorre entre pessoas de idades muito diferentes. Isso significa que eles não podem compartilhar atividades diárias, mas sim alguns aspectos importantes de suas vidas. Em geral, não são amizades constantes, mas são muito profundas.

É comum que esse tipo de amizade seja construído entre professores e alunos. Também entre pessoas que compartilham o mesmo hobby ou interesse. Eles contribuem muito para a vida, uma vez que a troca de perspectivas é geralmente muito positiva.

5. Amigos do coração

Os amigos do coração são aquelas pessoas que você pode ligar às 2 da manhã, porque está em um tremendo problema e não acha solução. Eles te escutam com atenção e estão do seu lado em qualquer circunstância. Eles sabem tudo, ou quase tudo, da sua vida. Com eles, você se sente confiante e pode ser sempre você mesmo, pois tudo trata-se de aceitação mútua.

Os amigos do coração são muito poucos na vida. Eles também não são perfeitos, e podemos sobre eles guardar um pequeno rancor ou alguma pequena inveja por algo. No entanto, o carinho e a disponibilidade sempre prevalecem.

Todos os tipos de amigos são valiosos. A amizade nos torna pessoas melhores e nos ajuda a crescer. De fato, pode-se afirmar que nenhum tipo de vínculo é transcendente, se não for composto e sustentado por uma boa amizade.

Redes Sociais:
Facebook
Facebook
Instagram