6 benefícios de manjericão e alecrim

6 benefícios de manjericão e alecrim

Sabores maravilhosos e belas receitas são provenientes da adição de manjericão e alecrim na culinária. Mas você sabia que estas duas ervas fazem parte dos temperos que ajudam nosso organismo no combate a inflamações, estimulam a imunidade e desintoxicam nosso corpo? Além do toque refinado na gastronomia, estas delicadas plantinhas concentram grandes benefícios para a nossa saúde.

As ervas são grandes remédios naturais, e incorporá-las às nossas refeições é uma excelente maneira de promover a manutenção do nosso bem-estar. Elas contêm uma variedade de propriedades curativas, sem falar que adicionam textura, sabor e beleza a cada refeição.

Benefícios do Manjericão

Uma das ervas mais populares, o manjericão tem um sabor doce, aromático e um pouco apimentado. Como as outras ervas frescas, é rico em polifenóis vegetais que previnem doenças crônicas. O manjericão combina bem com os sabores mediterrâneos e funciona melhor quando adicionado no final do cozimento.

Além do sabor, diz-se que a erva preserva e aumenta as propriedades dos alimentos. Do intestino saudável à imunidade mais forte, os benefícios das folhas de manjericão são vários.

1. Ajuda na digestão

O manjericão fortalece o sistema digestivo e nervoso e pode ser um bom remédio para dores de cabeça e insônia. O eugenol presente nas folhas garante ação anti-inflamatória no trato digestivo. A erva ajuda a equilibrar o ácido dentro do corpo e restaura o nível de pH do corpo.

2. Anti-inflamatório

Os poderosos óleos essenciais, incluindo eugenol, citronelol e linalol, ajudam a diminuir a inflamação através de suas propriedades inibidoras de enzimas. As propriedades anti-inflamatórias do manjericão podem ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, artrite e inflamações intestinais. O consumo de manjericão também pode aliviar a febre, dor de cabeça, dor de garganta, tosses e resfriados.

3. Benefícios para a pele

O poderoso óleo de manjericão ajuda a limpar a pele por dentro. Perfeito para quem tem pele oleosa, ele auxilia a remover impurezas que entopem os poros. Quando aplicado no rosto, em forma de pasta por exemplo, apresenta fortes propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que ajudam a prevenir a formação de acne.

4. Combate a depressão

O óleo essencial de manjericão pode ajudar a controlar a depressão e a ansiedade também. Acredita-se que a erva estimula os neurotransmissores que regulam os hormônios responsáveis ​​por induzir felicidade e energia. Suas propriedades anti-inflamatórias e de reforço imunológico ajudam a gerenciar o estresse também.

5.   Fígado saudável

As fortes propriedades de desintoxicação do manjericão podem fazer maravilhas pela saúde do nosso fígado. Trata-se de um órgão essencial para o corpo, pois desempenha um papel crucial no metabolismo. O manjericão pode ajudar a prevenir o acúmulo de gordura no fígado e mantê-lo saudável.

6. Poderosos antioxidantes

Excelente fonte de antioxidantes, o manjericão contém flavonoides como orientina e vicentina, e ajuda a proteger os glóbulos brancos. A erva é famosa também por auxiliar a combater os danos dos radicais livres.

Benefícios do Alecrim

Também muito popular, o alecrim é uma erva originária da região do Mediterrâneo. Os gregos usaram esta planta para melhorar a memória e estimular a função cerebral, uma vez que é rica em antioxidantes que podem ajudar a retardar ou prevenir danos celulares. Também é escolha ideal como tempero em muitos pratos culinários graças ao seu sabor inconfundível.

1 – Protege o cérebro

O alecrim tem a capacidade de amenizar os efeitos dos radicais livres no cérebro. Ele também pode oferecer proteção contra o envelhecimento precoce cognitivo, prevenir danos cerebrais e melhorar a recuperação em pacientes que sofrem de distúrbios neurocognitivos. Alguns dos componentes encontrados na planta podem até proteger o cérebro de inflamações e danos nos tecidos, reduzindo riscos de derrame cerebral.

2 – Melhora a Concentração

O alecrim pode estimular o cérebro, melhorando a cognição. Quando usado em aromaterapia, a fragrância do alecrim amplia a atenção, concentração e memória. À medida que funciona para melhorar as funções do cérebro, também pode ajudar a melhorar o humor e aliviar a depressão e a ansiedade, promovendo uma sensação de bem-estar.

3 – Previne problemas de visão

A degeneração macular é uma degradação progressiva em uma parte da nossa retina. O problema pode causar cegueira parcial em pessoas idosas. O alecrim pode ajudar a prevenir, ou pelo menos retardar, a degeneração macular ajudando a preservar a visão graças a um componente chamado ácido carnósico.

4 – Aliado no combate à dores

A erva pode ser usada para o alívio de dores, como por exemplo para amenizar cólicas menstruais ou estomacais. O óleo derivado de alecrim também pode ser usado de forma tópica para massagear áreas doloridas e até mesmo em banhos de vapor para aliviar a dor.

5 – Auxilia na função respiratória

Quando usado regularmente, o alecrim pode proteger os pulmões, evitando o acúmulo de líquidos e ajudando a remover o excesso de muco que por vezes bloqueiam o trato respiratório. O seu óleo é também indicado para o alívio de congestão e alergias, e pode ser útil para pessoas com asma em relação aos alérgenos mais comuns, como poeira e pólen.

6 – Saúde capilar

Uma das principais propriedades do alecrim para a saúde do cabelo é a sua ajuda em parar a queda e estimular o crescimento saudável. A planta contém concentrações de vitaminas B e C, além de minerais essenciais que, uma vez assimilados no couro cabeludo, contribuem para manter o cabelo volumoso e sedoso. 
Redes Sociais:
Facebook
Facebook
Instagram