Aconchego em forma de chá

Aconchego em forma de chá

Esquentar o copo e confortar a alma. Quem nunca teve esta sensação após beber uma bela xícara de chá?

Os benefícios da bebida vão muito além disso. Dependendo de qual erva é utilizada na sua composição, o chá é capaz de acabar com o mal-estar, estimular o metabolismo, deixar o cérebro mais alerta e até auxiliar na perda de peso. E o melhor é que são muitas plantas que trazem propriedades terapêuticas.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cerca de 60 espécies ajudam na manutenção de nossa saúde e podem ser ingeridas sem nenhuma prescrição médica.

É importante consultar um médico ou nutricionista se a ideia é tomar diariamente, até para saber se existem contraindicações ou efeitos adversos.

Preparando da maneira correta

 
O chá é tradicionalmente preparado por infusão. O ideal é juntar a água fervente às ervas e manter a mistura abafada por três minutos. Quando o chá for composto da casca e do caule da planta, é preciso ferver a água com essas partes de dois a cinco minutos. Não há necessidade de adoçá-lo.

Quais benefícios tem cada chá?

Erva Cidreira

A erva cidreira é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. Ótimo para ser tomado depois das refeições por quem sofre de problemas de digestão. Além disso o chá de erva cidreira também atua como um calmante natural.

Hortelã

Além de um sabor revigorante, esta folhinha serve como antiparasita e antifúngica, ajudando a matar bactérias ruins, principalmente do intestino. A hortelã ainda é ótima para melhorar a digestão, combatendo azias.

Camomila

De ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. Para mulheres é indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas.

Alecrim

É um digestivo excelente. Também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade. O chá de alecrim ainda tem ações antipasmódica, anti-inflamatória, ação antifúngica e ação desintoxicante.

Erva doce

Muito usado como relaxante, este chá também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.

Chá mate

Preferido de muitos, o chá mate tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso um cuidado, apenas, com o seu poder estimulante, por conter cafeína.

Canela

A canela pode ser uma ótima aliada no controle de diabetes. Ela ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Além disso, a canela ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.
De acordo com um estudo realizado pelo Kansas State University, nos Estados Unidos, consumir meia colher de sopa por dia de canela ajuda a regular o colesterol. Tal redução é atribuída a ação dos antioxidantes, que ajudariam a eliminar parte da gordura ruim com maior rapidez.

Chá verde

Desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer. Com bochechos, ajuda a combater cáries. O chá verde também é muito famoso por acelerar o metabolismo na queima de gorduras podendo contribuir para quem quer perder os quilos extras.

Hibisco

O hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. Ele é aliado do combate ao excesso de peso por sua ação anti-inflamatória, pois sua ingestão ajuda a diminuir a inflamação da obesidade, que é considerada um estado inflamatório do corpo.

Gengibre

O gengibre é um dos melhores anti-inflamatório que temos na natureza. Ele também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite, tão indesejada pelas mulheres. Uma boa opção para combater enjoos e náuseas, principalmente em gestantes, que não podem usar muitos remédios durante a fase da gestação.

Redes Sociais:
Facebook
Facebook
Instagram