Será que você não está se deixando influenciar?

Será que você não está se deixando influenciar?

Atenção: parentes, amigos e colegas, podem ter uma influência negativa na maneira como pensamos, nos sentimos e nos comportamos, afetando nosso equilíbrio emocional. Será que você não está se deixando influenciar?

Isto ocorre porque essas pessoas vão ganhando espaço em nossa vida, às vezes até demais, ultrapassando os limites do que poderia ser considerado saudável.

O problema é que muitas vezes os sinais desta interferência são tão sutis que passam despercebidos e os atribuímos a quaisquer outras circunstâncias.

No entanto, aprender a detectar esses sinais de dominação ou manipulação é essencial para ter o controle sobre suas decisões.

Sinais que indicam que você está deixando sua vida nas mãos dos outros:

1. Você se sente cada vez mais culpado
Se você mudar suas decisões e comportamentos por opinião de outra pessoa, isso significa que está lhe dando um enorme poder. Quando você está ao lado de uma pessoa e geralmente se sente culpado, é um alarme que indica que você deu muita liberdade para alguém mexer com suas emoções.

2. Uma opinião que dita sua autoestima
Algumas pessoas são contrárias às decisões que você toma, e elas podem lhe expor suas opiniões. Mas se de repente você perceber que começa a se sentir mal consigo mesmo porque estas opiniões geram uma autoimagem negativa, é hora de dar um passo para trás. Se perceber que sua autoestima sobe e desce dependendo do grau de aceitação de alguém, você tem um problema: avaliações de terceiros estão influenciando sua aparência e sensações.

3. Você reclama das coisas que tem para fazer
Se você perceber que nos últimos tempos está reclamando mais do que o habitual, talvez seja porque alguém está tentando impor suas decisões e sua maneira de ver a vida.
É comum que pais, por exemplo, queiram decidir sobre a vida de seus filhos, “forçando-os” a assumir responsabilidades e realizar projetos nos quais não têm interesse. Mas se a insatisfação estabeleceu um espaço em seu dia a dia e, ultimamente, os compromissos começam a pesar sobre você, chegou a hora de reavaliar suas prioridades.

4. Você insiste em mostrar que alguém está errado
Às vezes, quando alguém tem muito poder sobre você, em vez de usar uma estratégia de enfrentamento direto, você empreende uma luta para mostrar que o outro está errado, com a pretensão de recuperar sua liberdade.
Na verdade, é uma estratégia que não leva a lugar nenhum. Suas decisões são suas, você não precisa convencer os outros, então se você descobrir que está tentando convencer alguém de que tomou as decisões corretas, reavalie suas verdadeiras motivações. Uma coisa é explicar seus motivos e outra é precisar da aprovação dessa pessoa.

5. Se esforçar demais para evitar críticas
As opiniões dos outros podem ajudá-lo a crescer e tomar melhores decisões, mas se em algum momento você descobrir que está se esforçando muito para evitar críticas, você tem um problema.
Isso significa que você está focando sua vida em agradar os outros, em vez de fazer o que você realmente gosta. É óbvio que devemos encontrar um ponto médio, mas também não é possível viver a vida que os outros querem. Se você tem medo da crítica de uma pessoa, é porque está dando muito espaço em suas escolhas para ela.

6. Sua pior faceta
Se quando você se relaciona com uma pessoa, quase sempre responde com irritabilidade ou raiva, isso significa que você está dando muito poder a ela, permitindo que evoque seu lado mais duro. Essa pessoa está exercendo uma influência negativa e não o ajudará a crescer, muito pelo contrário.
Há pessoas com as quais é difícil lidar, que acabam nos tirando do sério e testando nossa paz interior.

7. Você perde tempo falando sobre uma pessoa da qual não gosta
Cada minuto que você gasta pensando em alguém que você não gosta ou reclamando sobre suas atitudes, são 60 segundos que você perde a felicidade. Se você pensa muito sobre as atitudes ruins de alguém, suas palavras ofensivas ou suas críticas, você está dando a ela muita importância, e talvez seja melhor estabelecer uma distância.

Redes Sociais:
Facebook
Facebook
Instagram