Uma Sinfonia Diferente. Que projeto é esse?

Uma Sinfonia Diferente. Que projeto é esse?

“Uma Sinfonia Diferente” vai ser o primeiro musical estrelado por crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Rio Grande do Sul.

Com uma metodologia inovadora voltada para assistência,  desenvolvimento, protagonismo e empoderamento de pessoas com autismo,  este projeto foi lançado no dia 18 de fevereiro, no melhor local onde poderia começar: no palco do magnífico Teatro Feevale. Na ocasião os profissionais e parceiros do projeto apresentaram a metodologia para os pais, crianças, comunidade e convidados em geral.
O projeto em Novo Hamburgo é coordenado pela acadêmica de musicoterapia Graziela Pires.
Todas as atividades do projeto serão gratuitas e recebem financiamento por meio da Secretaria de Estado da Cultura do RS.

Sobre o autismo

É um transtorno do desenvolvimento que leva a pessoa a ter dificuldade de interação social, dificuldade na comunicação social e interesses restritos. Muitos pais de pessoas com autismo relatam a dificuldade em encontrar metodologias que incluam os seus filhos em atividades realizadas em grupo e que estimulem a linguagem, interação social e valorize os seus potenciais.

Muitas famílias de pessoas com autismo deixam de realizar atividades sociais em virtude do comportamento do filho e o julgamento, por falta de conhecimento, de pessoas que frequentam o mesmo espaço social, levando a família da pessoa com autismo ao isolamento social.

A musicoterapeuta Ana Carolina Steinkopf, criadora do projeto “Uma Sinfonia Diferente”, em Brasília – DF,  viu na música um grande potencial para criar uma metodologia inovadora onde o foco é ressaltar os potenciais das pessoas com autismo através da música e da metodologia “Uma Sinfonia Diferente”, levando conscientização sobre o autismo para o público, inclusão social da pessoa com autismo e sua família e colocando o autista como protagonista e agente cultural, promovendo saúde e bem estar para os autistas e suas famílias.


Sobre a musicoterapia

A musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o profissional e as pessoas assistidas. 

A prática tem o objetivo de favorecer o aumento das possibilidades de agir, seja no trabalho individual, com grupos, nas comunidades, nas organizações, nas instituições de saúde e sociedade, nos âmbitos da promoção, de prevenção, de reabilitação da saúde e de transformação de contextos sociais e comunitários. A musicoterapia evita que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e comunidades.

O projeto “Uma Sinfonia Diferente RS” iniciou as atividades no mês de fevereiro, com encontros dos profissionais envolvidos com as crianças e adultos participantes todas as segundas feiras, sempre no palco do Teatro Feevale.

A conclusão do projeto culminará com uma apresentação, em forma de espetáculo, no dia 01 de setembro de 2019, no Teatro Feevale.

Redes Sociais:
Facebook
Facebook
Instagram