Aquela dor no pescoço pode ser do seu computador, sabia?

Aquela dor no pescoço pode ser do seu computador, sabia?

Não é estranho que depois de uma dura semana de trabalho soframos algum tipo de tensão muscular devido ao estresse, que pode piorar se continuarmos tensos e não aprendermos a relaxar!

Como a tensão muscular produzida pelo estresse?

Levamos apenas alguns segundos para sentir uma emoção negativa no nível físico. Quando ficamos estressados, apertamos automaticamente os músculos da mandíbula e aqueles ao redor dos olhos e da boca, bem como os
músculos do pescoço e das costas, deixando estas partes do corpo tensas. Trata-se de um reflexo para nos proteger e que não é realmente prejudicial, exceto quando o estresse fica crônico. Nesse caso, os músculos permanecem em um estado de tensão constante.

Dores musculares do estresse geralmente afetam as seguintes áreas:

MANDÍBULA
Emoções como raiva e estresse geralmente nos fazem apertar a mandíbula e os músculos ao redor da boca. Fazemos isso sem perceber, mas com uma força enorme, por isso não é estranho que toda essa área acabe afetada.
Dica: Quando se sentir estressado, você deve soltar sua mandíbula como se estivesse suspirando. Também ajuda bocejar ou dizer o “O” com os lábios fechados.

TESTA
Quando você está tenso ou preocupado, é comum franzir a testa, acrescentando uma grande tensão muscular nesta área, o que geralmente dá origem à dor de cabeça.
Dica: Relaxe a testa levantando e abaixando as sobrancelhas cerca de cinco vezes. Inspire profundamente enquanto fecha os olhos, e depois expire enquanto libera a tensão e abre os olhos, também pode ajudar.

PESCOÇO
O estresse muscular geralmente se concentra no pescoço, especialmente se você realizar um trabalho de escritório ou ficar muito tempo na frente de um computador.
Dica: É importante favorecer o fluxo sanguíneo para os músculos do pescoço, movendo a cabeça
suavemente de um lado para o outro e para cima e para baixo.

OMBROS
Os ombros geralmente concentram muita tensão quando estamos estressados. Por isso é comum que eles sejam o epicentro das contraturas musculares.
Dica: Inspire enquanto levanta os ombros e expire ao abaixá-los, levando-os para trás. Uma massagem na área também pode ajudar.

COSTAS
O estresse também interfere na coordenação dos grupos musculares das costas. O normal é que os músculos abdominais e os músculos paravertebrais se coordenem para manter uma postura e equilíbrio durante algum movimento. Porém essa coordenação depende dos reflexos nervosos, de maneira que o estresse afeta esses reflexos e faz com que os músculos se contraiam de maneira inadequada, o que favorece as contraturas musculares.
Dica: Um banho quente pode ajudar a relaxar os músculos das costas, bem como manter um nível moderado de atividade física. Exercícios de ioga e pilates também são ideais para reduzir estes tipos de dores.

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