Já marcou um café com seu amigo? Saiba que isso faz bem à sua saúde!

Já marcou um café com seu amigo? Saiba que isso faz bem à sua saúde!

A psicóloga canadense Susan Pinker falou e escreveu sobre o poder que as conexões sociais têm de nos trazer pertencimento, qualidade de vida e saúde: “O isolamento social é mais perigoso que fumar, ser hipertenso ou nunca ter praticado atividade física.”

Para ela, nesta época de tanta conectividade, onde o WhatsApp apita a todo instante, o Instagram é curtido para seguir a vida de tanta gente, ela diz que uma conversa olho no olho ainda é essencial. Um abraço é insubstituível.

Estabelecer relações e bons contatos significa olhar no olho, perceber o outro e não só a si mesmo, criar empatia, e novos vínculos.
Vivemos um período em que o fechamento das pessoas tem se tornado um problema de saúde mental grave. Se dispor ou se “abrir” a pessoas, animais, lugares, sensações e percepções contribui para  enriquecer o repertório de experiências para a construção da trajetória de vida.
Com o aumento da expectativa de vida urge a necessidade de criar laços mais duradouros, mas ao mesmo tempo, mais flexíveis que permitam“amarrar” a plasticidade dos modos de viver atuais.

Já parou para pensar qual o grau de abertura que você se permite para estabelecer novos relacionamentos?
Quais novos caminhos você faz para transitar pela vida? Quais mudanças são necessárias para que você acompanhe o movimento da vida, do que está vivo? O que você escolhe manter e o que opta em modificar?

Novas rotas, novos planos, novas pessoas, ou novas formas de se relacionar com as pessoas que já estão na sua vida e são importantes para você, permitem que os vínculos se fortaleçam e não se rompam tão facilmente.
Para Pinker, construir relações pessoais em todos os ambientes e cultivá-las pelo contato frequente e afetivo, usando as tecnologias para aproximar-se e aumentar as interações face a face, talvez seja o segredo para viver mais e melhor. Topas tentar?

Patrícia Spindler
Psicóloga

Redes Sociais:
Facebook
Facebook
Instagram