10 erros comuns na prática de atividades físicas

10 erros comuns na prática de atividades físicas

Para melhorar nossa qualidade de vida, a atividade física é uma das grandes soluções. Praticá-la nos traz um bem-estar emocional e físico que não conseguiríamos de outra maneira.

Isso é o que leva muitas pessoas a praticarem esportes. Qualquer exercício ajuda a melhorar nosso estado de espírito, porém nem sempre treinamos da maneira certa.

Confira os 10 erros mais comuns durante a prática de atividades físicas:

1 – Consumir pouco líquido
Os médicos recomendam beber dois litros de água por dia, o que é essencial se você também estiver praticando alguma atividade física. Durante o exercício, cerca de 75% da energia se dissipa sob a forma de calor graças ao suor. Portanto, hidrate-se 15 minutos antes do treino e durante a prática em intervalos regulares. Pode ser 250 ml a cada 15 minutos ou 500 ml a cada 30 minutos.

2 – Exageros
Se você começou recentemente a treinar, pode pensar que quanto mais rápido você praticar, mais cedo você verá os resultados. Porém este é um equívoco comum. É essencial trabalhar progressivamente e, ao mesmo tempo, deixar o corpo se recuperar e também se acostumar com o treinamento.

3 – Alimentação inadequada
A alimentação é essencial quando você está praticando exercícios. E se dá através de uma dieta balanceada que forneça todos os nutrientes e a energia que o nosso corpo precisa.

Nunca se arrisque com dietas milagrosas pois o efeito colateral será maior, nem vá treinar sem ter comido alguma coisa, porque o metabolismo não ocorrerá corretamente.

4 – Não descansar
O exercício nunca deve ser tomado como uma obrigação, especialmente quando nos sentimos cansados como resultado do trabalho ou do dia a dia. A melhor coisa é praticar o exercício depois de uma boa noite de sono, onde nos encontramos com as baterias recarregadas.

5 – Pular o aquecimento
Aquecer é essencial, pois nossa mente e nosso corpo devem adaptar-se ao esforço ao qual serão submetidos. Um aquecimento de dez minutos já é o suficiente. Aqui o tempo pode variar de acordo com a atividade a ser desenvolvida.

6 – Não alongar
Assim como o aquecimento, ao final da prática de exercícios você tem que passar alguns minutos alongando, para que os músculos recuperem sua flexibilidade. É uma maneira de evitar lesões e possíveis contraturas.

7 – Roupas inadequadas
Não usar a roupa certa ao praticar esportes pode causar muitos problemas, como atrito ou bolhas. As roupas devem ser respiráveis e confortáveis para realizar qualquer tipo de movimento.

8 – Desconhecimento
Em muitos casos, as atividades são realizadas sem as informações necessárias para fazê-las adequadamente. Por causa da desinformação, muitas pessoas sofrem várias lesões relacionadas com a prática incorreta de exercícios. O recomendado é que cada atividade seja realizada em companhia ou sob supervisão de um profissional.

9 – Não respeitar a dor
Por causa da falsa crença de que um bom exercício deve “doer”, muitas lesões acabam ocorrendo. A dor é um sinal claro de que a capacidade do corpo foi excedida. Se você sentir dor, pare imediatamente. Dê uma pausa, diminua a intensidade ou diminua a carga. Se o problema persistir, peça para um profissional rever a técnica que você está aplicando.

10 – Não se exercitar
O pior de tudo é não se exercitar. Há muitos benefícios que a atividade física traz para nossa saúde. Não é necessário que você gaste muito tempo, meia hora por dia será suficiente para obter bons resultados.

Redes Sociais:
Facebook
Facebook
Instagram