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Faça do exercício um hábito

Faça do exercício um hábito

Faça do exercício um hábito

Sabemos da importância e dos benefícios que a atividade física traz à saúde.
Mas, mesmo assim, é difícil encontrar tempo, motivação e vontade.

Às vezes, em raras ocasiões, esses fatores se alinham e calçamos os tênis, nos levantamos e vamos para um corridinha, aceitamos aquele convite para uma caminhada, aquele jogo de tênis, futebol, quem sabe.
Tudo ocorre extremamente bem, corremos, suamos, terminamos a atividade ofegantes e felizes, motivados; vou fazer isso mais vezes!

Mas o tempo passa e nada. Nos perdemos em nossas rotinas, em nossos velhos costumes. Em vez da caminhada ligamos aquela série, checamos o Instagram, jogamos algum joguinho no celular. E, novamente, sair para se exercitar parece uma ideia no mínimo desagradável.
O problema todo está nisso, na atividade física ser algo esporádico e não rotineiro.

Mas como fazer para inserir a atividade física na nossa rotina?

1- Assuma o compromisso
Não veja o exercício como algo supérfluo. Passe a encarar a atividade física como algo compulsório, um compromisso inadiável.
Hoje, pode até parecer que você não tem tempo para esse tipo de coisa. Que existem coisas mais importante com as quais você precisa se preocupar.
Mas lembre-se que a atividade física é a melhor maneira de se manter saudável e que sua saúde está diretamente ligada com seu rendimento. Estar com uma saúde plena significa ganhar tempo no curto e longo prazo.

2- Um pouco por vez
Você trabalha, estuda e ainda tem que cuidar de sua família. A rotina pode realmente dificultar o processo de tornar o exercício um hábito, mesmo quando não desperdiçamos tempo algum. Por isso, tente procurar atividade que não lhe tome muito tempo. Pratique um pouco todo dia, procure por rotinas de exercícios que podem ser realizadas em sua própria casa, em períodos de 10-15 minutos.
O ideal é consultar algum profissional de Educação Física, que com certeza poderá lhe auxiliar.

3- Faça algo que lhe agrade
Tente encontrar atividades prazerosas. Se você não gosta de academias, não gosta de correr ou não gosta de caminhar não tem problema. Você não precisa se forçar a fazer algo que não é de seu agrado somente por essas serem as atividades mais praticadas. Lembre-se, você está interessado no longo prazo. Fazer algo que você não gosta simplesmente não irá funcionar.

4- Alimente-se
No momento que você conseguir incorporar essas atividades na sua rotina e passar a praticá-las três, quatro vezes na semana, você provavelmente terá que mudar também sua alimentação. Exercícios físicos exigem muito do seu corpo e, se você quiser continuar a praticá-los, você terá que se alimentar de acordo. Uma consulta à nutricionista é uma boa ideia para tanto. Mas uma alimentação bem balanceada, farta, mas sem exageros, focada em alimentos não industrializados já é um ótimo começo.

5- Mude o Foco
Dietas radicais e projetos verão são ótimos para se conseguir o corpo da blogueira fitness que todos admiram, mas surpreendentemente ineficientes quando se trata de saúde. Busque mudar seu foco, não deseje um belo corpo, deseje um corpo forte, capaz, ágil, flexível, saudável. Deseje um corpo que funcionará daqui a trinta anos como hoje.

6- Descanse
Por último, lembre-se do seu descanso. Tenha paciência, não vá além de onde seu corpo pode ir. Não se empolgue na primeira semana e se esgote a ponto de ter que parar durante toda a outra. Escute seu corpo, não há pressa, faça um pouco mais toda semana. Vá devagar e logo você estará vendo resultados em todos aspectos de sua vida.

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