post-title As Surpreendentes Vantagens de Aprender Outro Idioma

As Surpreendentes Vantagens de Aprender Outro Idioma

As Surpreendentes Vantagens de Aprender Outro Idioma

As Surpreendentes Vantagens de Aprender Outro Idioma

Você provavelmente já ouviu de novo e de novo sobre a importância de aprender uma nova língua. Mais oportunidades de trabalho, facilidade para viajar e conhecer novas culturas. Tudo isso é verdade, existem muitas vantagens práticas em ser bilíngue.

O que você talvez não saiba é que dominar um segundo ou um terceiro idioma pode lhe beneficiar de muitas outras maneiras não tão óbvias. Esses benefícios são muito mais profundos e vão mudar as convicções até daqueles mais resistentes, que julgam não terem necessidade de aprender uma nova língua.

Aqui estão alguns destes benefícios:
1- Melhor capacidade de concentração

Você sente que se distrai facilmente? Ou que não consegue se concentrar em uma mesma coisa por muito tempo? Esse é um problema cada vez mais comum em nossa cultura onde estamos sempre expostos a quantidades absurdas de informações e distrações. A boa notícia é que aprender uma nova língua pode ser a solução para isso. Estudos mostram que pessoas bilingues tem mais facilidade em lidar com distrações. Uma explicação plausível para isso é o fato de quem conhece duas línguas se acostuma a mudar entre uma linguagem ou outra e a decidis qual usar em determinada situação. Essa atividade treina o cérebro a focar em determinadas informações enquanto filtra outras, desnecessárias.

2- Uma memória mais eficiente

Estudos mostraram que pessoas que dominavam duas ou mais línguas apresentavam uma capacidade significantemente maior em processar e reter novas informações. Essas pesquisas também demonstram que bilingues possuem mais facilidade para aprender. Isso significa que aprender uma nova língua pode te beneficiar não somente em termos linguísticos, mas que você também terá mais facilidade para aprender inúmeras outras coisas.

3- Maior capacidade para fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo

Aprender uma nova língua lhe ajudará a se concentrar, mas talvez aí você nem precise mais disso. Pessoas bilíngues demonstram uma maior capacidade para exercer diversas tarefas simultaneamente. Sabe aquele pessoa que você não entende como pode fazer tanta coisa ao mesmo tempo? Talvez você deva perguntar a ela quantas línguas ela fala.

4- Melhor percepção

Falar dois idiomas exige que nosso cérebro esteja sempre determinando que língua usar em determinado momento. Essa atividade estimula a nossa percepção, e não somente para línguas. Pessoas bilingues são melhores em perceber nuances em textos e discursos e identificar informações que pareçam falsas ou questionáveis.

5- Aumente seu cérebro

Literalmente. Aqui não estamos falando em qualquer tipo de inteligência subjetiva, mas de tamanho mesmo. Cientistas suecos comprovaram através de tomografias computadorizadas que o cérebro de pessoas submetidas a três meses de estudo intensivo de um novo idioma crescia durante o curso. No momento, ainda não se sabe qual a consequência desse aumento para o funcionamento do cérebro em geral, mas a perspectiva de um cérebro maior não deixa de soar bem.

Compartilhe:
Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *