post-title O Fim de Ano e o Abandono de Animais

O Fim de Ano e o Abandono de Animais

O Fim de Ano e o Abandono de Animais

O Fim de Ano e o Abandono de Animais

Com a chegada do Natal e do Ano Novo, vêm festas e comemorações. É um tempo de alegria, família, viagens, mas é também nessa época que algo lamentável ocorre. Conforme os meses de verão se aproximam passa a aumentar o número de abandonos de animais. Em Dezembro, os abandonos crescem em 70% em relação ao resto do ano.

As desculpas são muitas, desde a falta de comportamento do animal até as viagens de final de anos; a única coisa em comum é que elas não são satisfatórias. A compra de um pet não é levada com a devida seriedade. Pessoas os adquirem por impulso, como forma de presentear alguém, sem pensar se terão condições de mantê-los; tratando-os como mercadoria. Tudo isso contribui para esta situação.

São milhares de animais deixados nas ruas para sofrer, a grande maioria acaba morta em atropelamentos ou devido à má nutrição. Alguns desses, no entanto, são resgatados, seja por ONGs e canis, seja por indivíduos que decidem fazer uma boa ação.

O elevado número de abandonos destes meses ainda acaba sobrecarregando as instituições que se dedicam a acolhe-los. Muitas vezes, estes locais são mantidos por fundos muito limitados e acabam tendo que funcionar em condições precárias.

Infelizmente, poucas pessoas optam pela adoção. Cães e gatos com pedigree são as primeiras escolhas na grande maioria dos casos. Enquanto isso, nos canis, animais passam suas vidas restritos à jaulas. E, mesmo quando alguém decide adotar, é muito mais comum que animais novos, ou aqueles de alguma raça, sejam os adquiridos.

O que nós gostaríamos de propor é que, neste final de ano, aqueles que já tenham decidido adquirir um animal pensem seriamente sobre adotá-lo em algum abrigo de sua cidade. E que aqueles que ainda estão pensando sobre adquirir um animal, pensem seriamente sobre as responsabilidades que isso lhe trará.

Vamos tentar diminuir número de abandonos! Vamos tentar dar um lar à todos aqueles cães e gatos que foram abandonados!

Contate o Canil Municipal de sua cidade:

Canil Municipal de Novo Hamburgo (CEMPRA): EndereçoEstr. do Wallahay – Lomba Grande, Novo Hamburgo – RS – Telefone(51) 99683-2117

Canil Municipal de São Leopoldo: EndereçoEstr. do Socorro, 1420 – Arroio da Manteiga, São Leopoldo – RS, 93135-390 – Telefone(51) 3572-0320

 

Redes Sociais:
Facebook
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *