post-title TED Talk: Do Que É Feita Uma Vida Boa?

TED Talk: Do Que É Feita Uma Vida Boa?

TED Talk: Do Que É Feita Uma Vida Boa?

TED Talk: Do Que É Feita Uma Vida Boa?

Dezembro é um mês de reflexão. A proximidade de um novo ano, um novo ciclo, nos faz refletir e planejar, mesmo que inconscientemente, o começo do resto de nossas vidas. Analisamos aquilo que estamos fazendo, aquilo que já fizemos. Tentamos descobrir e nos comprometer a fazer aquilo que devemos fazer para termos uma vida boa. Como faremos para ganhar mais dinheiro? Como fazer para conseguir comprar aquele carro dos sonhos? Esse ano vamos fazer aquela viagem. Esse ano vamos começar a nos exercitar.

Nós fazemos os planos. Mas será que nós temos alguma ideia do que é feita uma vida boa?

É isso que uma equipe de Harvard, agora coordenada pelo cientista Robert Waldinger, vem tentando descobrir durante os últimos setenta e cinco anos. Isso mesmo setenta e cinco anos. A pesquisa da universidade já ultrapassa tranquilamente meia década. Mas o detalhe é que durante todo esse tempo foram acompanhadas as mesmas pessoas.

Durante a década de 30, a universidade selecionou 724 jovens, homens entre 18 e 24 anos, e os têm acompanhado desde então. Todo ano, cada participante passa por diversas entrevistas presenciais, entrega seus registros médicos, contas, tudo que mostre como sua vida tem andado. E todo ano, há mais de 7 décadas, a equipe de Harvard avalia esses dados.

Robert já o quarto diretor da equipe de pesquisa e ele agora nos revela resultados impressionantes. Em sua rápida palestra, ele não só compartilha conosco os dados dessa pesquisa sem precedentes, mas também elenca as três lições mais importantes por ela reveladas. Ele nos mostra quais dos participantes se tornaram os mais felizes e mais longevos, e explicita quais as características que estes têm em comum.

Será que estamos buscando a felicidade no lugar certo? Nem mesmo essa pesquisa pode dizer, mas ela, com certeza, pode nos ajudar a refletir sobre isso.

Redes Sociais:
Facebook
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *