post-title Mas e a Proteína? Vegetais Ricos Neste Nutriente

Mas e a Proteína? Vegetais Ricos Neste Nutriente

Mas e a Proteína? Vegetais Ricos Neste Nutriente

Mas e a Proteína? Vegetais Ricos Neste Nutriente

“Mas e a proteína?” Essa é a questão mais ouvida pelos vegetarianos. A pergunta é válida, mas provém de uma noção errada de que somente produtos de origem animal (e principalmente a carne) podem fornecer proteína necessária ao nosso organismo. Isso está muito longe de ser verdade.

Existem inúmeras fontes de proteínas exclusivamente vegetais. Soja, lentilha, feijão, grão de bico, abacate, tofu, quinoa, ervilhas, pasta de amendoim, sementes de girassóis, leite de soja, nozes, espinafre, couve, aveia e brócolis, são apenas alguns destes, a lista poderia continuar. Cada um destes vegetais, além de conter um número considerável de proteínas, também fornece uma enorme quantidade de nutrientes, como vitamina C e Ferro.

Outro fator que contribui para que esse mito exista é que muitas vezes superestimamos a quantidade de proteína que nosso organismo necessita. A verdade é que a maior parte das pessoas acaba consumindo uma quantidade maior de proteína animal do que o corpo pode processar. A quantidade mais comumente recomendada para adultos é de cerce de 0.8 gramas de proteína por quilo. Ou seja, uma pessoa de 70kg deveria consumir cerca de 55 gramas por dia. Algo facilmente alcançável se pensarmos que apenas uma xícara de feijão cozido pode render algo em torno de 12 gramas.

Feijão é uma opção riquíssima em proteína!

Para facilitar, fizemos uma lista de alguns produtos vegetais e a respectiva quantidade de proteína em uma porção de 100 gramas:

Feijão – 23.6 gramas

Lentilha – 24.6 gramas

Quinoa – 14 gramas

Amendoim – 26 gramas

Nozes – 15 gramas

Sementes de Girassol – 21 gramas

Aveia – 17 gramas

Tofu – 8 gramas

Couve – 4 gramas

Brocoli – 3 gramas

Ervilhas – 5 gramas

Beterraba – 2.8 gramas

Proteína Texturizada de Soja – 81 gramas

Tendo em vista esses dados, realmente não parece tão complicado para alguém que não consome produtos de origem animal alcançar a quantidade de proteína necessária por dia, não é?

Confira aqui receitas vegetarianas:

Hambúrguer de Proteína de Soja

Saladas com alto teor protéico!

Redes Sociais:
Facebook
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *