Respire fundo e acabe com a ansiedade

Respire fundo e acabe com a ansiedade

Dia puxado? Aquela rotina que não termina nunca, que faz correr pelo trabalho, encarar um trânsito pesado, dar atenção à família, compromissos e tudo se repete diariamente. Esta agitação acaba trazendo um desconforto que pode ser ainda pior quando você percebe que está com o pensamento desorganizado. Nestes momentos ficam latentes em nossa cabeça somente preocupações, e é aí que esta vilã aparece: a ansiedade.

Mas tem algumas maneiras bem simples que ajudam a driblar este probleminha. E uma delas é dedicando um tempinho para uma respiração correta. Sabendo isto, podemos assumir algumas técnicas que ajudam a combater o estresse e a ansiedade.

E a primeiríssima coisa é dominar e a prática de uma respiração correta. É importante respirar usando a musculatura do diafragma, movimentando o abdômen e não o tórax. A respiração ideal também deve ser mais lenta e profunda, de forma leve e natural.

Tendo este conhecimento podemos seguir com algumas técnicas práticas de como usar a respiração para melhorar nossa saúde e dia a dia.

O básico

Para melhorar a respiração como um todo, vale investir em alongamentos da caixa toráxica e do abdômen. Tire momentos para respirar lentamente, em exercícios que durem entre 3 e 7 minutos, respirando pelo nariz apenas. Deixe a saída do ar durar mais tempo do que a entrada. É importante sentir a expansão torácica e abdominal de forma lenta e suave.

Diafragma

Esse tipo de respiração ajuda a regular o organismo e o sistema nervoso. A dica é respirar lenta e profundamente e observar o próprio movimento: o diafragma deve abaixar na sua contração na inspiração.

Respiração quadrada

Esse tipo de respiração inclui mais do que apenas inspirar e expirar, é feita uma pausa antes de cada uma dessas ações. É chamada quadrada porque todos os passos são feitos com a mesma duração de tempo. Faça o ar entrar em seu corpo, enquanto você conta até três. Segure o ar nos pulmões, também contando lentamente até três. Quando soltar o ar lentamente, faça na mesma contagem.

Respiração abdominal deitada

Deite-se e coloque as mãos sobre o abdômen.  É preciso contar enquanto se respira, para criar um ritmo. Inspire contando mentalmente até quatro e expire no mesmo tempo, sempre pelas narinas.

Flexão de tronco

Nesse exercício, você deve sentar-se em uma cadeira confortável e jogar o tronco para frente, deixando ele apoiado nas coxas. Ao respirar, os movimentos deverão ser feitos pelos músculos das costas, uma vez que o abdômen está comprimido contra as pernas. A cabeça e os braços devem ficar soltos e relaxados.

Um truque extra!

O exercício 4-7-8 Technique é um calmante natural para o sistema nervoso, combate o estresse e traz benefícios à saúde. Fácil de praticar, é um ótimo começo para quem precisa relaxar. Ele pode ser feitos em qualquer situação estressante e também antes de dormir.

Como fazer?
1. Coloque a ponta da língua atrás dos dentes superiores da frente e mantenha essa posição durante todo o exercício.
2. Expire completamente pela boca, emitindo um som como um assobio.
3. Feche a boca e inspire calmamente pelo nariz, contando mentalmente até quatro.
4. Prenda a respiração e conte até sete.
5. Expire completamente pela boca, contando até oito.
6. Após essa primeira respiração, repita o ciclo mais três vezes.
Você pode conferir no vídeo como é feito o exercício:

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