Será que uma dieta sem glúten é realmente mais saudável? Verdade ou mentira?

Será que uma dieta sem glúten é realmente mais saudável? Verdade ou mentira?

Todo dia aparecem notícias de algo que você não deve comer ou fazer, pois pode prejudicar a sua saúde.
Mas muitas vezes existem comentários conflitantes, o que provavelmente deixa você se questionando sobre os alimentos e ingredientes que estão na sua despensa e geladeira!
Afinal, a carne processada pode contribuir para o câncer? A soja realmente aumenta o risco de câncer de mama?

Confira aqui cinco dos alimentos mais debatidos atualmente e o que a pesquisa atual diz sobre eles.

1. SOJA
As alegações:
Comer produtos de soja como leite, tofu e nozes pode contribuir para o câncer de mama.

Os fatos:
A American Cancer Society afirma que não há estudos suficientes para mostrar que a soja pode aumentar o risco de câncer. Alguns estudos humanos sugerem que a soja inteira pode até mesmo diminuir o risco de câncer de mama, especialmente em mulheres pré-menopausa.

Se optar por leite de soja, procure leite integral e certifique-se de que não há açúcares adicionados. Uma a duas porções diárias (uma porção é uma meia xícara de tofu ou uma xícara de leite de soja) de todos os produtos naturais de soja são uma adição saudável para sua dieta.

2. GLÚTEN DE TRIGO
As alegações:

Uma dieta livre de glúten é saudável para todos – se você tem uma intolerância ao glúten ou doença celíaca, ou não.

Os fatos:
O glúten é uma proteína no trigo, centeio e cevada, e pode ter efeitos negativos sobre as pessoas com intolerância ou aqueles que têm doença celíaca. Quando pessoas com intolerância comem glúten, podem experimentar sintomas como diarréia, dor abdominal, gases, fadiga, coceira e mudanças de humor. As pessoas com doença celíaca – uma doença auto-imune que faz com que o intestino delgado se danifique – devem evitar o glúten porque o sistema imunológico começará a atacar o intestino delgado.

Se você não tem doença celíaca ou uma intolerância ao glúten, tenha cuidado antes de aderir ao movimento sem glúten.
Grãos inteiros têm muitos nutrientes-chave como fibras, vitaminas B, magnésio e ferro. Eles também podem reduzir o risco de doença cardíaca, aliviar a constipação e ajudar com o controle de peso.
Se você acha que tem doença celíaca ou intolerância ao glúten, consulte seu médico antes de adotar uma dieta sem glúten.

3. CARNE VERMELHA E PROCESSADA
As reivindicações:

As carnes vermelhas e processadas causam o câncer.

Os fatos:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, comer carnes processadas como cachorros-quentes e bacon e carnes vermelhas como bife e carne moída, pode aumentar o risco de câncer colorretal, e potencialmente câncer de pâncreas, próstata e estômago.

Estudos mostram que pessoas que comem mais de 100 gramas de carne vermelha por dia – um bife do tamanho de um baralho de cartas – estão aumentando seu risco de câncer colorretal em 17 por cento. Pessoas que comem mais de 50 gramas de carne processada por dia – ou cerca de dois pedaços de bacon – podem estar aumentando seu risco de câncer colorretal em 18 por cento.

A melhor coisa que você pode fazer é limitar a quantidade de carnes vermelhas e processadas que você come.  Tente opções de proteína magra como peixe, frango e tofu em vez disso.

4. ADOÇANTES ARTIFICIAIS
As reivindicações:

Substituindo os adoçantes artificiais como aspartame, sacarina e sucralose ao açúcar, isso irá ajudar na perda de peso.

Os fatos:
Embora os adoçantes artificiais tenham sido testados e aprovados para consumo, eles podem não ser sempre a opção mais saudável.

É realmente difícil dizer se os adoçantes artificiais ajudam com a perda de peso, porque a pesquisa tem sido inconclusiva. É possível que eles podem fazer com que você coma mais. Estudos mostram que os substitutos do açúcar podem alterar a capacidade normal do corpo para contar calorias com base em certos níveis de doçura de alimentos. Você também pode pensar que você não adquiriu muitas calorias, consumindo o adoçante artificial, então você vai ser tentado a comer mais tarde.

O Instituto Nacional do Câncer, juntamente com outras agências de saúde relatam que não há nenhuma evidência científica que os leva a acreditar que adoçantes artificiais aprovados podem causar câncer ou qualquer outro problema de saúde grave.

5. MSG
As reivindicações:
Glutamato Monossódico (MSG) causa a  “Sindrome do Restaurante Chinês”, uma condição que pode causar dores de cabeça, boca seca e rubor. Alguns também acreditam MSG desencadeia sintomas de asma e piora enxaquecas.

Os fatos:
A Food and Drug Administration considera MSG um aditivo comumente usado para adicionar sabor a comida chinesa, vegetais enlatados, sopas e carnes processadas, seguro para consumo. Muitos estudos têm tentado ligar MSG a sintomas como sudorese, dores de cabeça, dormência, dor no peito, náuseas, dores de cabeça, fraqueza e mais, mas até agora não há evidência suficiente para dizer que o aditivo alimentar é a culpa. No entanto, alguns especialistas dizem que uma pequena porcentagem de pessoas que parecem ter reações leves a MSG, mas as reações vão embora por conta própria.
Se você observar qualquer um destes sintomas depois de comer alimentos embalados em MSG, a melhor coisa a fazer é evitar esses alimentos completamente.

Fonte: Olivia DeLong
Escritora de saúde e editora da @sharecareinc.
Colaboradora das revistas: Women’s Health, Sexual Health, Sleep, Skin Heath & Pediatrics 

 

 

 

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